Área de Concentração

Gestão, Formação e Desenvolvimento

A proposta se organiza em torno da Área de Concentração “Gestão, formação e desenvolvimento”, considerando que a complexidade do contexto atual requer que as organizações se adaptem ao ambiente global, caracterizado por elevada competitividade, aceleração nos processos e dinâmicas tecnológicas, sociais e do conhecimento.
Nesse sentido, esta área agrupa trabalhos de pesquisa em organizações da região do Sul de Minas, ampliando o entendimento da sua evolução, suas estruturas, seus conflitos e suas dificuldades, permitindo contribuir para o desenvolvimento organizacional (no plano micro) e o desenvolvimento sócio-econômico da região (no plano macro). O desenvolvimento regional, tendo em vista suas dimensões econômica, social e política, é considerado a partir dos atores envolvidos, dos interesses sociais, das formas de cooperação e colaboração, potencializando a transformação do território e de suas comunidades. Os processos de desenvolvimento serão considerados em seus aspectos econômicos, sociais e institucionais, ligados às discussões sobre políticas públicas dos serviços essenciais – como saúde, educação, transporte – e políticas públicas específicas sobre trabalho, tecnologia, indústria e agricultura. Os processos de gestão serão considerados a partir de perspectivas históricas, sociais, econômicas e políticas, contemplando o estudo de organizações públicas e privadas, associando-se com a evolução das formas de organização para o uso da tecnologia e para a produção de bens e serviços.
Os processos de formação serão considerados a partir de sua caracterização epistêmica, psicosociológica e profissional, desde as questões de profissionalização e desenvolvimento profissional, o impacto das novas tecnologias no desenvolvimento do trabalho, discutindo as formas de organização e flexibilização do trabalho e seus impactos nos processos formativos e sociais.
Essa área de concentração agrupa pesquisas teórico-empíricas tanto em contextos imediatos (família, escola, comunidade), como em contextos mais amplos (mídias, organizações, governos) que possam ter influência sobre a região e sua trajetória de desenvolvimento.

 

Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa eleitas se caracterizam por eixos temáticos em torno dos quais aglutinam-se os trabalhos de pesquisa, disciplinas optativas da grade curricular e projetos de extensão com objetos comuns de interesse sistemático do Programa.

 

I. Gestão, Organizações e Políticas de Desenvolvimento

Esta linha de pesquisa engloba, no plano macro, os estudos sobre as políticas públicas de caráter local e regional, tanto para serviços básicos quanto para ações específicas de desenvolvimento, analisando seus diagnósticos, sua implementação e a avaliação de sua efetividade. Aborda, em paralelo, no plano micro, os processos de gestão das organizações, implantados para atender seus objetivos estratégicos, investigando as questões de sustentabilidade, inovação tecnológica, gestão do conhecimento e desenvolvimento organizacional que influenciam os processos produtivos e organizacionais. E investiga a articulação entre esses dois planos, entendendo cada um deles como contexto e condição para o outro.

 

II. Processos Formativos e Desenvolvimento

A educação, em seu sentido amplo, nos aspectos formal e não formal, sempre foi um dos pilares de todo processo de desenvolvimento e de modernização. O chamado processo civilizatório passava e passa necessariamente pela educação. Dessa forma, o objetivo dessa linha é pesquisar as dimensões teóricas e práticas relacionadas aos processos de formação em geral, orientados para o desenvolvimento e a redução das desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais. Para tanto, serão considerados os processos de construção identitária, tanto individual como coletiva, os processos de profissionalização e identidade no trabalho, as condições de trabalho e suas consequências para o trabalhador, as políticas públicas e empresariais de educação e formação para o trabalho. Ao mesmo tempo, entende-se o desenvolvimento para além de uma perspectiva exclusivamente econômica, as pesquisas irão incluir as relações entre educação e cidadania e, em particular, entre educação e diversidade (de gênero, de etnia, de classe social, geracional). Essa linha de pesquisa busca uma abordagem interdisciplinar envolvendo perspectivas psicossociólogicas, educacionais e de sociologia do trabalho. Os estudos empíricos nesta linha são caracterizados por uma combinação de técnicas (pesquisas em base de dados, entrevistas aprofundadas, documentos escritos, questionários, grupos focais) associando instrumentos quantitativos e qualitativos de coleta e análise de dados.

 

Integralização

Mínimo de um ano (para alunos com aproveitamento de estudos) e máximo de 2 anos. Sendo que o PPGDR envolve estudos e atividades de investigação cuja estrutura curricular será constituída por:
I. Disciplinas obrigatórias;
II. Disciplinas eletivas;
III. Seminários interdisciplinares;
IV. Elaboração de dissertação;
V. Outras atividades programadas pela Coordenação do Programa.

 

UNIDADES DE CRÉDITO OBRIGATÓRIO:

41 (quarenta e uma) unidades de crédito, sendo:
12 (doze) créditos em disciplinas obrigatórias, incluindo seminários interdisciplinares;
Mínimo de 9 (nove) créditos em disciplinas eletivas;
20 (vinte) créditos atribuídos à elaboração da dissertação de mestrado.
As disciplinas obrigatórias serão convenientes ou necessárias à formação pretendida e darão subsídios a uma maior compreensão dos temas envolvidos na área temática.
As disciplinas eletivas estarão ligadas a um campo específico do conhecimento, objeto dos estudos de interesse do aluno, destinadas à sua especialização científica.
Os seminários interdisciplinares incluem, além de um conjunto de palestras ofertadas, apresentações formais, por parte dos alunos, dos trabalhos de pesquisa para o bom andamento da dissertação.

 

Regimento do PPGDR