Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa eleitas se caracterizam por eixos temáticos em torno dos quais aglutinam-se os trabalhos de pesquisa, disciplinas optativas da grade curricular e projetos de extensão com objetos comuns de interesse sistemático do Programa.

I. Gestão, Organizações e Políticas de Desenvolvimento

Esta linha de pesquisa engloba, no plano macro, os estudos sobre as políticas públicas de caráter local e regional, tanto para serviços básicos quanto para ações específicas de desenvolvimento, analisando seus diagnósticos, sua implementação e a avaliação de sua efetividade. Aborda, em paralelo, no plano micro, os processos de gestão das organizações, implantados para atender seus objetivos estratégicos, investigando as questões de sustentabilidade, inovação tecnológica, gestão do conhecimento e desenvolvimento organizacional que influenciam os processos produtivos e organizacionais. E investiga a articulação entre esses dois planos, entendendo cada um deles como contexto e condição para o outro.

II. Processos Formativos e Desenvolvimento

A educação, em seu sentido amplo, nos aspectos formal e não formal, sempre foi um dos pilares de todo processo de desenvolvimento e de modernização. O chamado processo civilizatório passava e passa necessariamente pela educação. Dessa forma, o objetivo dessa linha é pesquisar as dimensões teóricas e práticas relacionadas aos processos de formação em geral, orientados para o desenvolvimento e a redução das desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais. Para tanto, serão considerados os processos de construção identitária, tanto individual como coletiva, os processos de profissionalização e identidade no trabalho, as condições de trabalho e suas consequências para o trabalhador, as políticas públicas e empresariais de educação e formação para o trabalho. Ao mesmo tempo, entende-se o desenvolvimento para além de uma perspectiva exclusivamente econômica, as pesquisas irão incluir as relações entre educação e cidadania e, em particular, entre educação e diversidade (de gênero, de etnia, de classe social, geracional). Essa linha de pesquisa busca uma abordagem interdisciplinar envolvendo perspectivas psicossociólogicas, educacionais e de sociologia do trabalho. Os estudos empíricos nesta linha são caracterizados por uma combinação de técnicas (pesquisas em base de dados, entrevistas aprofundadas, documentos escritos, questionários, grupos focais) associando instrumentos quantitativos e qualitativos de coleta e análise de dados.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos