Docentes

Alessandro Ferreira Alves

Meu nome é Alessandro Ferreira Alves, sou Doutor em Matemática Aplicada a Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC-UNICAMP), mestre em Matemática Pura pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP), com Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sou coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância do Centro Universitário do Sul de Minas Gerais (UNIS-MG) desde o segundo semestre de 2007 e coordenador do Curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância do Centro Universitário do Sul de Minas Gerais (UNIS-MG) desde o segundo semestre de 2015. Atuo como docente no Centro Universitário do Sul de Minas Gerais (UNIS-MG), nas áreas de Matemática, Estatística e Computação em diversos cursos de graduação na modalidade presencial e a distância, tais como: Matemática, Física e Engenharias, bem como, atuo em diversos cursos de pós-graduação, nas áreas de Métodos Quantitativos, Finanças e Métodos de Simulação em Finanças, tanto na modalidade em EAD como na modalidade presencial. Além disso, sou membro do CONSELHO UNIVERSITÁRIO ? CONSUN desta instituição desde o ano de 2009, atuando como representante do quadro de docentes da instituição. Atuo como professor (tutor) em disciplinas e desenvolvimento de materiais para a modalidade a distância tanto em cursos de graduação como de pós-graduação, tais como: Matemática Financeira, Administração, Matemática Aplicada, Física, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gestão de TI, etc. Tem experiência na modalidade EAD desde o ano de 2005. De outra forma, atuo com projetos de consultoria na área de Finanças, Estatística Aplicada ao Mercado e ao Controle Estatístico de Processos (CEP). Além disso, é conteudista credenciado da DELINEA TECNOLOGIA EDUCACIONAL, bem como, revisor da revista SODEBRAS desde o ano de 2017. Salienta-se ainda que o mesmo possui experiência em programas de Strictu Sensu como professor de disciplinas e orientador de dissertações de mestrado,especificamente falando entre os anos de 2004 e 2007. Avaliador do INEP/MEC para cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Matemática e Física.

E-mail: alemengo2003@yahoo.com.br ou alessandro.alves@unis.edu.br ou alessandro.alves@professor.unis.edu.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7860986142316472
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-6163-1285

 

Alessandro Messias Moreira

Graduado em Psicologia pela Universidade de Alfenas – UNIFENAS (1996), Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté – UNITAU (2012), Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (2016). Professor e Coordenador de Cursos de Pós- Graduação do UNIS MG, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação – CPA, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e representante nato representando a CPA no Conselho Universitário do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS MG. Avaliador de Cursos pelo MEC/INEP. Como Professor atua principalmente com os seguintes temas: Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos e Negociação, Empreendedorismo, Comunicação Organizacional, Simulação Gerencial, Desenvolvimento Gerencial, Didática e Metodologia no Ensino, Pensamento Científico e Metologia da Pesquisa, Psicologia do Comportamento Organizacional e Psicologia da Educação.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5303526458310366
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-8120-6219

Celso Augusto dos Santos Gomes

Concluiu doutorado em Educação pela UNIMEP com bolsa da FAPEMIG pesquisando a constituição de saberes e fazeres de professores de música que atuam no ensino superior (licenciatura) na modalidade EaD. Tem mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP sob a área de concentração: "Processos Cognitivos e Ambientes Digitais". Neste mestrado focou a linha de pesquisa "Aprendizagem e Semiótica Cognitiva" e com bolsa CAPES/PROSUP pesquisou por recursos tecnológicos ubíquos e pervasivos em processos cooperativos de ensino e aprendizagem. É também pós-graduado em Docência em Educação a Distância no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG), em Psicopedagogia Institucional (UCB), em Designer Instrucional para a EaD virtual pela Universidade Federal de Itajubá e em Tecnologia e EaD (UNIS-MG). Tem Licenciatura em Música e Bacharelado em Música, este último pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (2003). Atualmente coordenador do curso de graduação em música do Unis e professor nas pós-graduações dessa mesma instituição. Tem experiência na área de educação musical, formação docente, educação superior com ênfase em educação a distancia e tecnológica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8784835682994528
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-4462-3296

 

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education – Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education – Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia – Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora da Universidade Estácio de Sá – UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3548150538777632
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-2835-6554

 

Eduard Patrakov

Possui graduação em Pedagogia pela Russian State Professional and Pedagogical University(2007), graduação em Psychology pela Saint Petersburg State University(1996), especialização em Medical Psychology pela Saint Petersburg State University(1996) e doutorado em Pedagogia pela Saint Petersburg State University(2006). Atualmente é Chefe de Departamento da Ural Federal University. Tem experiência na área de Educação.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8502537342653780
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-7564-9136

 

Elisa Maria Andrade Brisola

Possuo graduação em Serviço Social pela Universidade do Vale do Paraíba (1984); mestrado e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996 e 2003 respectivamente). Atualmente sou professora assistente da Universidade de Taubaté. Tenho experiência na área de assistência social e saúde e um forte compromisso com a formação profissional. Na UNITAU coordeno um Projeto de Extensão ” Assessoria à Implementação do SUAS nos municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira”. Atuo no ensino no curso de Serviço Social da Universidade de Taubaté. Na pesquisa, coordenando o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais – NEPSS. Atualmente, componho o corpo permanente do Mestrado Interdisciplinar “Desenvolvimento Humano: políticas sociais e Formação” da Universidade de Taubaté, ministrando aulas e orientando alunos. Também coordeno o curso de especialização “Política Social e Trabalho Social com famílias”.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1419236134315852
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-9571-0923

 

Francisco Javier Fiz Perez

Possui graduação em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana(1990), graduação em Estudos Humanísticos pelo Centro de Estudios de Humanidades y Ciencias de Salamanca(1988), especialização em Executive Master in Business Admnistration pela Libera Università LUISS Guido Carli-Roma(2011), especialização em Ética e Comportamento pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum(2000), especialização em Antropologia Filosófica pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum(2002), especialização em Mass Media Executive Training Program pela IBM Training Center(2005), mestrado em Psicologia pela Pontificia Facoltà di Science della Formazione(2007), mestrado em Pscologia de Aconselhamento pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum(2003), doutorado em Bioética pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum(2005), aperfeicoamento em Continuing Education Certificate in Psychology and Formation pela The Institute for the Psychologicla Sciences(2008) e aperfeicoamento em Controle de qualidade de programas de treinamento com particular atenção às pela Universidad Anahuac(2008). Atualmente é Chefe de Departamento da European University of Rome, Revisor de periódico da Journal of Epidemiology and Global Health, Revisor de periódico da International Journal of Educational Research, Revisor de periódico da Frontiers in Psychology, Revisor de periódico da Universitas Psychologica, Membro de corpo editorial da The Anahuac Journal, Membro de corpo editorial do Gruppo Gamma ? Virtudes y Valores, Membro de corpo editorial da Informacion Filosofica. Revista Internacional de Filosofia y Ciencias Human, Membro de corpo editorial da Modelli per la Mente, Membro de corpo editorial da Il Minotauro, Membro de corpo editorial da Relectiones e Membro de corpo editorial da Revista de comunicacion de la SEECI. Tem experiência na área de Psicologia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5232448774306614
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-8215-987X

 

Gladis Camarini

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1981), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado no Laboratoire des Materiaux et Durabilité des Constructions (LMDC) do Institut National des Sciences Apliquées (INSA, Toulouse, França, 1998). Diploma DRIT – Diplôme de Recherche de lINSA de Toulouse em 1998. Pós-doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, São José dos Campos, Brasil, 2008). Pós-doutorado no Instituto de Ciencia e Tecnología del Hormigón (ICITECH), da Escola Politécnica de Valência (UPV) (Valência, Espanha, 2012). Atualmente é professora titular da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, Centro Universitário UNIS-MG. Professora aposentada e colaboradora voluntária no Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil (área Construção) da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Membro do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). Assessora ad-hoc da CAPES, do CNPq, da FAPESP, do FAEPEX-Unicamp. Assessora científica de vários periódicos nacionais e internacionais, assessora científica de eventos. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gerenciamento do projeto e do produto, gerenciamento de projetos de pesquisa, Materiais e Componentes de Construção, nos temas: materiais para construção, aglomerantes minerais, argamassas, resíduos industriais e de construção, reciclagem de materiais, concreto, cura, cura térmica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8939257949743478
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-4536-9699

 

José Joaquim Penedos Amendoeira

José Joaquim Penedos Amendoeira. Concluiu Doutoramento em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa em 2005. É Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Santarém. Publicou 17 artigos em revistas especializadas e 49 trabalhos em actas de eventos, possui 9 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 2 processos e outros 52 itens de produção técnica. Participou em 2 eventos no estrangeiro e 11 em Portugal. Orientou 12 teses de doutoramento, orientou 9 dissertações de mestrado e co-orientou 1 nas áreas de Outras Ciências Médicas, Outras Humanidades, Sociologia e Ciências da Saúde. Actualmente participa em 7 projectos de investigação, sendo que coordena 4 destes. Actua na área da Enfermagem e Ciências Sociais com ênfase em Sociologia. Nas suas actividades profissionais interagiu com 101 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação em Enfermagem, Processo de cuidados, Enfermagem Disciplina, Enfermagem, Enfermagem Profissão, Transicionalidade, Etnografia, Cuidados de Enfermagem, Resultados sensíveis às intervenções de enfermagem e Cuidar. Enfermagem disciplina e profissão ? os atores, os saberes e os contextos Orientador de Dissertações de Mestrado: em Ciências de Enfermagem (Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar e Universidade Católica), Saúde Comunitária (Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa) e Sociologia (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova Lisboa), desde 2006, num total de 19, todas concluídas, individualmente com a classificação máxima e uma delas premiada como melhor tese na área científica no ano 2007, no ICBAS_UP. Orientador de quatro Master Mundus Thesis, desenvolvidas em cinco hospitais e num centro de Simulação da Universidade de Metropolia em HelsínquiaFinlândia. Todas as investigações decorreram entre setembro de 2014 e janeiro de 2017 e já foram concluídas com classificações máximas. Respetivamente intitulam-se: ?Patient Safety Culture among Critical Care Nurses at Intensive Care Units: A Descriptive Case Study in Three Hospitals in Portugal?; ?End of Life Care: Coping and Adapting to the Challenges as Experienced by Adult and Critical Care Nurses?; ?Using Simulation as a Learning Strategy in Perioperative Nursing Education? e ?AWARENESS ON ADVANCED CARDIAC LIFE SUPPORT AMONG NURSES? . Para além destas 4 teses do mestrado, presidi a 17 provas públicas nas quatro primeiras edições do Master Mundus Emergency and Critical Care Nursing. Atualmente oriento duas teses de mestrado na 5ª edição do mesmo curso Master Mundus. Orientador de Teses de Doutoramento ? Ciências de Enfermagem, no âmbito da construção da disciplina e da profissão de Enfermagem, domínio das competências em enfermagem e Sociologia e História da Profissão de Enfermagem, área da Educação em Enfermagem e na área da Gestão em Enfermagem, com início em 2006 até ao momento ? 9 teses concluídas (duas aguardam marcação de provas, mantendo a orientação de 8 doutorandos). Todos os projetos de tese (num total de 17) foram submetidos (as últimas em processo de submissãopara parecer a Comissões/Comités de Ética competentes, de entre outros (Universidade Católica Portuguesa; Universidade do Porto/ICBAS; Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo; Comissões de Ética do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental; Comissão de Ética do Hospital Joaquim Urbano – Porto), com aprovação de todas as submissões. Investigador coordenador de linha de investigação na Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém ? ?A centralidade do cidadão no processo de cuidados?, onde ancoram estudos de investigação de Mestrado e Doutoramento, bem como estudos de investigação aplicada.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8974993868762819
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-4464-8517

 

Luiz Carlos Vieira Guedes

Doutorado em Educação pela UNIMEP(2016). Mestrado em Biotecnologia pela Universidade do Vale do Rio Verde (2006). Pos graduação em Gestão Empresarial, em Docência em Ensino Superior a Distância, em Química, Metodologias Ativas. Graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1992) e Pedagogia (2019) no Centro Universitário do Sul de Minas. Atualmente é vice reitor do Centro Universitário do Sul de Minas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Orgânicos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8364814324205994
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-8066-627X

 

Maria Auxiliadora Ávila

Estágio de Pós-doutorado no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC/CCHS), Madri, Espanha (2010). Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e graduada em Serviço Social pela Universidade de Taubaté (1974). Como assistente social, atuou nas áreas da assistência social, educação e saúde. Como docente, foi professora e chefe do Departamento de Serviço Social da Universidade de Taubaté (UNITAU). É professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado Profissional em Educação) e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano da UNITAU. É professora no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Como coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Humano, Envelhecimento e Gênero, desenvolve pesquisas sobre envelhecimento (desenvolvimento) vital e profissional na perspectiva de gênero.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1121250347999409
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-4670-4735

 

Mariana Aranha de Souza

Doutora em Educação: Currículo (2011) e Mestre em Educação: Currículo (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Atualmente é Professora Permanente do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas -UNIS-MG e Professora Visitante do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. É pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP. Atua como Coordenadora dos Cursos de Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar da Universidade de Taubaté. Tem experiência como Orientadora de Pesquisas, Professora Universitária, Professora de Educação Básica e Diretora de Escola. Atua principalmente com os seguintes temas: Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Currículo, Gestão Escolar, Didática, Educação à Distância, uso de Tecnologias e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1486008243996275
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-2229-0630

 

Nilton dos Santos Portugal

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Cenecista de Varginha (1998), Especialista em Gerência de Empresas, MBA em Finanças, Mestre em Administração (2005) e Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Atualmente é professor titular nos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção, Arquitetura, Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário do Sul de Minas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, finanças e desenvolvimento sustentável.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3094883400589852
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-3626-3828

 

Pedro dos Santos Portugal Júnior

Doutor (2016) e Mestre (2012) em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp com foco na linha de Economia do Meio Ambiente. Pós-doutorado (2018) pelo Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD) do Instituto de Economia da Unicamp.Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade Cenecista de Varginha (2001), Especialização em Gestão de Negócios pela Faculdade Cenecista de Varginha (2005). Iniciou carreira docente na Faculdade Cenecista de Varginha (Departamento de Economia) e atualmente é professor do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: macroeconomia, microeconomia, desenvolvimento econômico, economia do meio ambiente, contabilidade social, metodologia, engenharia econômica e finanças.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3402598684545658
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-2590-1959

 

Rodrigo Franklin Frogeri

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Mestre em Administração. Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação. Especialização em Docência no Ensino Superior. Especialização em Redes de Computadores. Bacharel em Ciência da Computação. Professor do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG. Na pós-graduação em regime de Especialização do UNIS-MG atuou nos cursos de Engenharia de Software com Java, Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis, Gerência e Tecnologias de Redes de Computadores e MBA em Gestão de Tecnologia da Informação. Atualmente, na Pós-Graduação (Especialização), ministra aulas no MBA Executivo em Governança de Tecnologia da Informação, Especialização em Cibersegurança e Perícia Forense Computacional e no MBA em Planejamento e Gestão Estratégicas. Na graduação ministra aulas nos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Bacharelado em Sistemas de Informação e Bacharelado em Ciência da Computação. Linhas de pesquisa principais: Governança de Tecnologia da Informação em pequenas e médias empresas; Gestão de TI; Adoção de TI; Gestão de Segurança da Informação; Gestão do Conhecimento.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0403458828547468
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-7545-7529

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

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