Docentes

Alessandro Ferreira Alves

Meu nome é Alessandro Ferreira Alves, sou Doutor em Matemática Aplicada a Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC-UNICAMP), mestre em Matemática Pura pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP), com Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sou coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância do Centro Universitário do Sul de Minas Gerais (UNIS-MG) desde o segundo semestre de 2007 e coordenador do Curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância do Centro Universitário do Sul de Minas Gerais (UNIS-MG) desde o segundo semestre de 2015. Atuo como docente no Centro Universitário do Sul de Minas Gerais (UNIS-MG), nas áreas de Matemática, Estatística e Computação em diversos cursos de graduação na modalidade presencial e a distância, tais como: Matemática, Física e Engenharias, bem como, atuo em diversos cursos de pós-graduação, nas áreas de Métodos Quantitativos, Finanças e Métodos de Simulação em Finanças, tanto na modalidade em EAD como na modalidade presencial. Além disso, sou membro do CONSELHO UNIVERSITÁRIO ? CONSUN desta instituição desde o ano de 2009, atuando como representante do quadro de docentes da instituição. Atuo como professor (tutor) em disciplinas e desenvolvimento de materiais para a modalidade a distância tanto em cursos de graduação como de pós-graduação, tais como: Matemática Financeira, Administração, Matemática Aplicada, Física, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gestão de TI, etc. Tem experiência na modalidade EAD desde o ano de 2005. De outra forma, atuo com projetos de consultoria na área de Finanças, Estatística Aplicada ao Mercado e ao Controle Estatístico de Processos (CEP). Além disso, é conteudista credenciado da DELINEA TECNOLOGIA EDUCACIONAL, bem como, revisor da revista SODEBRAS desde o ano de 2017. Salienta-se ainda que o mesmo possui experiência em programas de Strictu Sensu como professor de disciplinas e orientador de dissertações de mestrado,especificamente falando entre os anos de 2004 e 2007. Avaliador do INEP/MEC para cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Matemática e Física.

E-mail: alemengo2003@yahoo.com.br ou alessandro.alves@unis.edu.br ou alessandro.alves@professor.unis.edu.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7860986142316472

Alessandro Messias Moreira

Graduado em Psicologia pela Universidade de Alfenas – UNIFENAS (1996), Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté – UNITAU (2012), Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (2016). Professor e Coordenador de Cursos de Pós- Graduação do UNIS MG, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação – CPA, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e representante nato representando a CPA no Conselho Universitário do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS MG. Avaliador de Cursos pelo MEC/INEP. Como Professor atua principalmente com os seguintes temas: Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos e Negociação, Empreendedorismo, Comunicação Organizacional, Simulação Gerencial, Desenvolvimento Gerencial, Didática e Metodologia no Ensino, Pensamento Científico e Metologia da Pesquisa, Psicologia do Comportamento Organizacional e Psicologia da Educação.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5303526458310366

Celso Augusto dos Santos Gomes

Concluiu doutorado em Educação pela UNIMEP com bolsa da FAPEMIG pesquisando a constituição de saberes e fazeres de professores de música que atuam no ensino superior (licenciatura) na modalidade EaD. Tem mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP sob a área de concentração: "Processos Cognitivos e Ambientes Digitais". Neste mestrado focou a linha de pesquisa "Aprendizagem e Semiótica Cognitiva" e com bolsa CAPES/PROSUP pesquisou por recursos tecnológicos ubíquos e pervasivos em processos cooperativos de ensino e aprendizagem. É também pós-graduado em Docência em Educação a Distância no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG), em Psicopedagogia Institucional (UCB), em Designer Instrucional para a EaD virtual pela Universidade Federal de Itajubá e em Tecnologia e EaD (UNIS-MG). Tem Licenciatura em Música e Bacharelado em Música, este último pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (2003). Atualmente coordenador do curso de graduação em música do Unis e professor nas pós-graduações dessa mesma instituição. Tem experiência na área de educação musical, formação docente, educação superior com ênfase em educação a distancia e tecnológica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8784835682994528

Eduard Patrakov

Possui graduação em Pedagogia pela Russian State Professional and Pedagogical University(2007), graduação em Psychology pela Saint Petersburg State University(1996), especialização em Medical Psychology pela Saint Petersburg State University(1996) e doutorado em Pedagogia pela Saint Petersburg State University(2006). Atualmente é Chefe de Departamento da Ural Federal University. Tem experiência na área de Educação.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8502537342653780

Elisa Maria Andrade Brisola

Possuo graduação em Serviço Social pela Universidade do Vale do Paraíba (1984); mestrado e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996 e 2003 respectivamente). Atualmente sou professora assistente da Universidade de Taubaté. Tenho experiência na área de assistência social e saúde e um forte compromisso com a formação profissional. Na UNITAU coordeno um Projeto de Extensão ” Assessoria à Implementação do SUAS nos municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira”. Atuo no ensino no curso de Serviço Social da Universidade de Taubaté. Na pesquisa, coordenando o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais – NEPSS. Atualmente, componho o corpo permanente do Mestrado Interdisciplinar “Desenvolvimento Humano: políticas sociais e Formação” da Universidade de Taubaté, ministrando aulas e orientando alunos. Também coordeno o curso de especialização “Política Social e Trabalho Social com famílias”.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1419236134315852

 

Francisco Javier Fiz Perez

Possui graduação em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana(1990), graduação em Estudos Humanísticos pelo Centro de Estudios de Humanidades y Ciencias de Salamanca(1988), especialização em Executive Master in Business Admnistration pela Libera Università LUISS Guido Carli-Roma(2011), especialização em Ética e Comportamento pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum(2000), especialização em Antropologia Filosófica pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum(2002), especialização em Mass Media Executive Training Program pela IBM Training Center(2005), mestrado em Psicologia pela Pontificia Facoltà di Science della Formazione(2007), mestrado em Pscologia de Aconselhamento pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum(2003), doutorado em Bioética pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum(2005), aperfeicoamento em Continuing Education Certificate in Psychology and Formation pela The Institute for the Psychologicla Sciences(2008) e aperfeicoamento em Controle de qualidade de programas de treinamento com particular atenção às pela Universidad Anahuac(2008). Atualmente é Chefe de Departamento da European University of Rome, Revisor de periódico da Journal of Epidemiology and Global Health, Revisor de periódico da International Journal of Educational Research, Revisor de periódico da Frontiers in Psychology, Revisor de periódico da Universitas Psychologica, Membro de corpo editorial da The Anahuac Journal, Membro de corpo editorial do Gruppo Gamma ? Virtudes y Valores, Membro de corpo editorial da Informacion Filosofica. Revista Internacional de Filosofia y Ciencias Human, Membro de corpo editorial da Modelli per la Mente, Membro de corpo editorial da Il Minotauro, Membro de corpo editorial da Relectiones e Membro de corpo editorial da Revista de comunicacion de la SEECI. Tem experiência na área de Psicologia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5232448774306614

Gisele Viola Machado

Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Possui Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2012).Especialista em Administração escolar, supervisão e orientação. Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar (2008) pela UNICAMP. Possui licenciatura plena pela Universidade de Taubaté (UNITAU), 2005. Coordenadora do programa esportivo das escolas em tempo integral no município de Taubaté e professora do curso de Mestrado. Atualmente é professora da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, Centro Universitário UNIS-MG do curso de mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional. É membro do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP), pela FEF – UNICAMP. Desenvolve pesquisas na área da Pedagogia do Esporte, com ênfase na organização de conteúdos esportivos, projetos sociais, iniciação esportiva, esporte escolar e nas áreas de Políticas Públicas e educação em tempo integral.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1372533341925868

Gladis Camarini

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1981), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado no Laboratoire des Materiaux et Durabilité des Constructions (LMDC) do Institut National des Sciences Apliquées (INSA, Toulouse, França, 1998). Diploma DRIT – Diplôme de Recherche de lINSA de Toulouse em 1998. Pós-doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, São José dos Campos, Brasil, 2008). Pós-doutorado no Instituto de Ciencia e Tecnología del Hormigón (ICITECH), da Escola Politécnica de Valência (UPV) (Valência, Espanha, 2012). Atualmente é professora titular da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, Centro Universitário UNIS-MG. Professora aposentada e colaboradora voluntária no Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil (área Construção) da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Membro do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). Assessora ad-hoc da CAPES, do CNPq, da FAPESP, do FAEPEX-Unicamp. Assessora científica de vários periódicos nacionais e internacionais, assessora científica de eventos. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gerenciamento do projeto e do produto, gerenciamento de projetos de pesquisa, Materiais e Componentes de Construção, nos temas: materiais para construção, aglomerantes minerais, argamassas, resíduos industriais e de construção, reciclagem de materiais, concreto, cura, cura térmica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8939257949743478

Guaracy Silva

É doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (2015) tendo realizado estágio sanduíche na Universidade de Lisboa (2013). Possui graduação em Administração de Empresas pela Sociedade Riopretense de Ensino e Educação (1996) e mestrado em Administração pelo Centro Universitário de Franca – UNIFACEF (2005). Atualmente é superintendente corporativo do Grupo Educacional UNIS e professor dos programas de graduação e pós-graduação da mesma instituição. Pesquisa temas relacionados a gestão de instituições de ensino superior, tendências na oferta do ensino superior, políticas públicas para o ensino superior em especial o PNE.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2485360930393407

 

José Joaquim Penedos Amendoeira

José Joaquim Penedos Amendoeira. Concluiu Doutoramento em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa em 2005. É Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Santarém. Publicou 17 artigos em revistas especializadas e 49 trabalhos em actas de eventos, possui 9 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 2 processos e outros 52 itens de produção técnica. Participou em 2 eventos no estrangeiro e 11 em Portugal. Orientou 12 teses de doutoramento, orientou 9 dissertações de mestrado e co-orientou 1 nas áreas de Outras Ciências Médicas, Outras Humanidades, Sociologia e Ciências da Saúde. Actualmente participa em 7 projectos de investigação, sendo que coordena 4 destes. Actua na área da Enfermagem e Ciências Sociais com ênfase em Sociologia. Nas suas actividades profissionais interagiu com 101 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação em Enfermagem, Processo de cuidados, Enfermagem Disciplina, Enfermagem, Enfermagem Profissão, Transicionalidade, Etnografia, Cuidados de Enfermagem, Resultados sensíveis às intervenções de enfermagem e Cuidar. Enfermagem disciplina e profissão ? os atores, os saberes e os contextos Orientador de Dissertações de Mestrado: em Ciências de Enfermagem (Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar e Universidade Católica), Saúde Comunitária (Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa) e Sociologia (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova Lisboa), desde 2006, num total de 19, todas concluídas, individualmente com a classificação máxima e uma delas premiada como melhor tese na área científica no ano 2007, no ICBAS_UP. Orientador de quatro Master Mundus Thesis, desenvolvidas em cinco hospitais e num centro de Simulação da Universidade de Metropolia em HelsínquiaFinlândia. Todas as investigações decorreram entre setembro de 2014 e janeiro de 2017 e já foram concluídas com classificações máximas. Respetivamente intitulam-se: ?Patient Safety Culture among Critical Care Nurses at Intensive Care Units: A Descriptive Case Study in Three Hospitals in Portugal?; ?End of Life Care: Coping and Adapting to the Challenges as Experienced by Adult and Critical Care Nurses?; ?Using Simulation as a Learning Strategy in Perioperative Nursing Education? e ?AWARENESS ON ADVANCED CARDIAC LIFE SUPPORT AMONG NURSES? . Para além destas 4 teses do mestrado, presidi a 17 provas públicas nas quatro primeiras edições do Master Mundus Emergency and Critical Care Nursing. Atualmente oriento duas teses de mestrado na 5ª edição do mesmo curso Master Mundus. Orientador de Teses de Doutoramento ? Ciências de Enfermagem, no âmbito da construção da disciplina e da profissão de Enfermagem, domínio das competências em enfermagem e Sociologia e História da Profissão de Enfermagem, área da Educação em Enfermagem e na área da Gestão em Enfermagem, com início em 2006 até ao momento ? 9 teses concluídas (duas aguardam marcação de provas, mantendo a orientação de 8 doutorandos). Todos os projetos de tese (num total de 17) foram submetidos (as últimas em processo de submissãopara parecer a Comissões/Comités de Ética competentes, de entre outros (Universidade Católica Portuguesa; Universidade do Porto/ICBAS; Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo; Comissões de Ética do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental; Comissão de Ética do Hospital Joaquim Urbano – Porto), com aprovação de todas as submissões. Investigador coordenador de linha de investigação na Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém ? ?A centralidade do cidadão no processo de cuidados?, onde ancoram estudos de investigação de Mestrado e Doutoramento, bem como estudos de investigação aplicada.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8974993868762819

Maria Auxiliadora Ávila

Estágio de Pós-doutorado no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC/CCHS), Madri, Espanha (2010). Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e graduada em Serviço Social pela Universidade de Taubaté (1974). Como assistente social, atuou nas áreas da assistência social, educação e saúde. Como docente, foi professora e chefe do Departamento de Serviço Social da Universidade de Taubaté (UNITAU). É professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado Profissional em Educação) e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano da UNITAU. É professora no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Como coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Humano, Envelhecimento e Gênero, desenvolve pesquisas sobre envelhecimento (desenvolvimento) vital e profissional na perspectiva de gênero.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1121250347999409

Mariana Aranha de Souza

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Atualmente é Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação e Professora Colaboradora do Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté. É pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP. Atua como Coordenadora do Setor de Objetos de Aprendizagem da Educação à Distância da UNITAU (Convênio EPTS/UNITAU) e é membro do NDE do Curso de Pedagogia da EAD-UNITAU. Tem experiência como Administradora Escolar em Centros Educacionais de Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos do SESI-SP, e como Professora Universitária e de Educação Básica. Atua principalmente com os seguintes temas: Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Currículo, Gestão Escolar, Educação à Distância, uso de Tecnologias e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1486008243996275

 

Nilton dos Santos Portugal

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Cenecista de Varginha (1998), Especialista em Gerência de Empresas, MBA em Finanças, Mestre em Administração (2005) e Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Atualmente é professor titular nos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção, Arquitetura, Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário do Sul de Minas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, finanças e desenvolvimento sustentável.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3094883400589852

 

Pedro dos Santos Portugal Júnior

Doutor (2016) e Mestre (2012) em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp com foco na linha de Economia do Meio Ambiente. Pós-doutorado (2018) pelo Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD) do Instituto de Economia da Unicamp.Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade Cenecista de Varginha (2001), Especialização em Gestão de Negócios pela Faculdade Cenecista de Varginha (2005). Iniciou carreira docente na Faculdade Cenecista de Varginha (Departamento de Economia) e atualmente é professor do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: macroeconomia, microeconomia, desenvolvimento econômico, economia do meio ambiente, contabilidade social, metodologia, engenharia econômica e finanças.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3402598684545658

 

Suzana Lopes Salgado Ribeiro

Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo (bacharelado 1998 e licenciatura 2003), onde também concluiu seu mestrado (2002) e seu doutorado (2007) em História Social. É professora da UNITAU na graduação e nos programas de Mestrado em Desenvolvimento Humano, como colaboradora, e Mestrado Profissional em Educação, como permanente. Também é coordenadora da área de Humanidades na modalidade Ensino a Distância, além de coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Realiza seu Pós-doutoramento no do Centro Simão Mathias de História da Ciência, CESIMA – PUC-SP e é pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral, Neho ? USP e do Grupo de Estudos em Novas Narrativas, GENN – USP. Lecionou na Universidade Agostinho Neto, em Luanda – Angola (2005) e realizou estágio de pesquisa no Oral History Research Office da Universidade de Columbia, em Nova York – EUA (2006). É autora de livros. Entre suas principais obras estão: “Guia prático de História Oral” (2011), “Vozes da marcha pela terra” (indicado para o prêmio Jabuti em 1998), “Vozes da Terra – história de vida dos assentados rurais de São Paulo” (2005) e “Produção do conhecimento histórico” (2009/2010), além artigos em livros e periódicos. Desenvolveu ainda materiais de apoio acadêmico e ministrou cursos para a Universidade Aberta do Brasil – UAB. Tem experiência de pesquisa e de docência em História, Artes, Comunicação e Metodologia de Pesquisa, atuando principalmente com os seguintes temas: Procedimentos Metodológicos, Memória, Identidade, Direitos, Cidadania e Educação. Atualmente ampliou sua área de atuação ao realizar trabalhos com pesquisa e organização de acervos institucionais junto a equipe de trabalho Fala Escrita Pesquisa e Documentação Histórica, empresa em que é sócia-proprietária.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4781281757036528

 

 

 

 

 

 

Grupo Unis

Missão

”Formar pessoas socialmente responsáveis, em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua.”

Visão

"Até 2018, ser uma Instituição de Ensino Superior que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas, se destaca no cuidado com sua gente."

Valores Institucionais

Prestabilidade, Excelência e Inovação.

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