Disciplinas

Teorias do Desenvolvimento

Carga Horária: 45h
Créditos: 3

As tendências teóricas do desenvolvimento na história da sociedade contemporânea: a perspectiva do Desenvolvimento Humano. O desenvolvimento social e econômico: o desenvolvimentismo na América Latina. As propostas de desenvolvimento das agências multilaterais. O Desenvolvimento Regional no contexto contemporâneo. Principais marcos teóricos da economia regional. A questão regional no Brasil. As diferentes fases do desenvolvimento regional brasileiro. Conjuntura Econômica, Social e Política e suas implicações no desenvolvimento regional.

Seminários Interdisciplinares

Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Os Seminários Interdisciplinares, que se desenvolvem ao longo de dois períodos consecutivos do curso, são planejados para funcionar como um espaço de discussão dos projetos em andamento. Os seminários são organizados em dois níveis: o das discussões coletivas, envolvendo alunos e professores, sobre projetos de dissertação; e, o de palestras e discussões sobre os temas de Gestão e Desenvolvimento Regional, realizadas por pesquisadores convidados e professores do programa, normalmente com bases em suas pesquisas em
andamento.

Metodologia da Pesquisa

Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Formas do pensamento: indução, dedução, inferência. Métodos e técnicas de pesquisa: o método (racional, científico), as técnicas (observação, descrição, comparação, análise e síntese). Classificação das pesquisas: natureza, finalidade, objetivos, procedimentos. Delineamento da investigação científica: definição do objeto de pesquisa, identificação do problema e hipótese, definição dos objetivos. Bases de dados. Ética em pesquisa. Construção do projeto de pesquisa.

Fundamentos de Gestão

Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Fundamentos do pensamento administrativo. Organizações: ambiente econômico e social, setores, segmentos e configurações. Desenvolvimento Organizacional e Estratégias Competitivas. Governança Corporativa e Governança Pública. Gestão participativa e desempenho. Terceiro Setor. Gestão de Pessoas.

Estágio de Docência

Carga Horária: 15h
Créditos: 1

Disciplina obrigatória para bolsistas e facultativa para outros alunos do programa. Carga horária de 30h em sala de aula, com a presença do professor da disciplina de graduação escolhida, mais 15h para preparação das aulas. Disciplinas disponíveis serão indicadas pela coordenação do programa.

Elaboração de Dissertação

Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Disciplina de inscrição automática a partir do ingresso do aluno no Programa de Pós-Graduação. É destinada ao desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa e elaboração da dissertação.

Tópicos em Gestão e Desenvolvimento Regional

Carga Horária: 45h
Créditos: 3

A ementa e a bibliografia desta disciplina são variáveis em função do oferecimento da disciplina pelos docentes responsáveis e dos temas a serem abordados.

Trabalho, Identidades e Trajetórias Profissionais

Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Identidade profissional e socialização profissional. Representações sociais, significado e sentido do trabalho. Desenvolvimento profissional, carreira e valorização profissional. Trabalho e diversidade.

Políticas Sociais e Desenvolvimento Regional

Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Globalização: descentralização, concentração de poder e políticas públicas. Democratização da relação Estado/sociedade. Desenvolvimento econômico social e inclusão produtiva. Agendas locais e globais vs desenvolvimento. Inclusão regional nas cadeias globais de valor.Desequilíbrios regionais vs desenvolvimento nacional. Políticas sociais para o desenvolvimento regional e urbano no século XXI. Políticas sociais e o desenvolvimento brasileiro. Indicadores de mensuração do desenvolvimento regional.

Planejamento, Mobilização de Recursos e Desenvolvimento

Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Processos locais de desenvolvimento. Transformações econômicas e mudanças tecnológicas. Mudanças espaciais da atividade econômica. Métodos, técnicas e estratégias para promoção do desenvolvimento regional. Desenvolvimento local e as novas aglomerações (clusters, novos distritos industriais e novos espaços econômicos). Novos arranjos e processos, elementos de desenvolvimento local e políticas locais de desenvolvimento. Fontes de recursos para desenvolvimento regional.

Métodos Quantitativos e Qualitativos Aplicados à Pesquisa

Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Estatística Descritiva. Teoria da Amostragem. Exploração e Cruzamento de Variáveis Quantitativas e Qualitativas. Probabilidades. Testes de Hipóteses. Regressão Linear, Multilinear e Correlação. Regressão Logística. Análise de Clusters e Análise Discriminante. Testes paramétricos e não-paramétricos. Técnicas de coleta de dados qualitativos – codificação, categorização e análise de conteúdo. Ética aplicada no levantamento de dados e análises de resultados.

Interdisciplinaridade e Relações de Trabalho

Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Sentidos da interdisciplinaridade. Interdisciplinaridade e mundo do trabalho. As novas relações de trabalho. Formação e desenvolvimento humano nas organizações. Processos grupais nas organizações. Qualidade de vida no trabalho.

Gestão, Estrutura e Dinâmica das Cadeias Produtivas

Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Noções básicas sobre estrutura, dinâmica e gestão de cadeias produtivas. Visão sistêmica dos negócios, formas de entendimento e abordagem das cadeias produtivas. Fatores que determinam ou influenciam a dinâmica e as estratégias de posicionamento na cadeia. Aspectos relacionados a gestão das cadeias focados na coordenação, estratégias de cooperação, competitividade, alianças, agrupamentos, arranjos produtivos e redes que contribuem para o desenvolvimento organizacional e regional.

Gestão de Tecnologia e Inovação em Organizações Públicas e Privadas

Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Gestão da inovação tecnológica. Tipologias, condicionantes, avaliações, tomada de decisões e estratégias relacionadas às organizações públicas e privadas. Inovação e prospecção tecnológica. Indicadores de inovação tecnológica. Ciência, Tecnologia e Inovação no desenvolvimento regional. Sociedade do conhecimento, gestão do conhecimento e desenvolvimento regional. O empreendedorismo e o intraempreendedorismo no
desenvolvimento regional.

Gestão de Programas e Projetos

Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Identificar os conceitos básicos de gerenciamento de programas e projetos públicos e privados. Investigar as áreas de conhecimento com base em uma metodologia de projetos. Analisar a maturidade em gerenciamento de projetos. Liderança e o gerente de projetos. Formação de equipes. Avaliar a contribuição de estudos para o gerenciamento de projetos públicos e privados.

Estruturas e Competências Organizacionais

Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Arquitetura estratégica das organizações. Competências essenciais nas organizações. Construção, desconstrução e reconstrução social das estruturas organizacionais. Estrutura e desenvolvimento das organizações orientadas para o mercado, o Estado, a sociedade civil. Organizações públicas e privadas e o desenvolvimento regional. Redes de cooperação e colaboração com abordagem interdisciplinar. Relações de poder nas organizações.

 

Grupo Unis

Missão

”Formar pessoas socialmente responsáveis, em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua.”

Visão

"Até 2018, ser uma Instituição de Ensino Superior que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas, se destaca no cuidado com sua gente."

Valores Institucionais

Prestabilidade, Excelência e Inovação.

Tweets

Galeria de Fotos